Quantcast
Channel: Leg@l » direito penal eletronico
Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

Nova funções do TINDER – você não está se expondo demais na rede?

$
0
0

O Tinder mudou.

Todos os Direitos Reservados

Todos os Direitos Reservados

Agora com uma nova funcionalidade, permite que você finja que está em mais de um lugar ao mesmo tempo.

Como sempre, todos os riscos vitimológicos permanecem. Riscos múltiplos se você estiver disposto a pagar.

Você escreve para a pessoa e ela sabe onde você está (ou onde diz que está) e o que busca, sem grandes esforços.

Um gravíssimo risco para a segurança dos usuários da rede.

Fiz um dia de testes selecionando pessoas entre 18 e 25 anos e encontrei cerca de 2.300 pessoas dispostas a cederem seus dados com elogios como “você é bonita”, “o que você procura aqui?”, “de onde vc é?” elogios simples sobre uma parte do corpo e assim por diante.

Numa era tecnológica avançada, o risco está aumentando, e o programa está facilitando a falsificação inclusive do local onde você está.

Uma das coisas interessantes que descobri na pesquisa foi uma quantidade razoável de pessoas menores de idade que fingem terem 18 anos, provavelmente em busca de um parceiro ou de sexo.
Na descrição do perfil, a pessoa informa a idade verdadeira para não haver dúvidas. As fotos variam, mas há muitas menores de idade expondo-se em fotografias de bikini, lingeries ou até mesmo nuas, cobrindo partes do corpo.

A facilitação da pornografia infantil por conta do aplicativo estimula os chamados pedófilos, que também facilmente falsificam seus perfis com fotografias e, assim, têm a desculpa da aproximação quando da marcação de encontros. Alto risco e autocolocação em risco.

A nova geração demora muito para perceber o quanto deveria tomar cuidado com os golpes na rede. A solidão e os hormônios facilitam a vitimização.

Ainda que não seja o específico mote do Instagram (e haja um grande esforço para coibir-se hashtags de natureza sexual ou erótica), no aplicativo também há enorme exposição e informação espontânea de perfil (econômico, inclusive), preferencias e locais que a pessoa frequenta. Por mais que as fotos não sejam passíveis de download, a captura de tela é simples.

A “pedofilia” tem um de seus motes no estímulo e fácil acesso à mídias.

Pouco adianta as forças de segurança pública correrem atrás de punição do pornógrafo se as jovens, conhecendo o cenário de risco em que estão envolvidas permanecem expondo-se.
A tecnologia facilita muito a disseminação positiva, mas também a negativa.

E como já houve quem dissesse que o aplicativo apenas tinha conotação apenas sexual, aplicativos outros como o kickoff surgem no cenário, no esforço de serem alternativas aos apps de paquera.
A novidade é a parceria Uber-Kickoff, que por um lado parece bem intencionada, mas pode gerar gravíssimos problemas. De acordo com o site, os “pombinhos” que decidirem marcar um encontro, passam a ter desconto ao usar o taxi ou carro particular do UBER. Porém, um dos artifícios de evitação de vitimização é o encontro em lugar público. Uma vez que o encontro passa a ser móvel (em um carro), mais privacidade um eventual delinquente terá e mais dificilmente a eventual vítima se livra de um ataque.

Repetindo o que já falamos muitas vezes: ainda é mais seguro uma ida a um bar, festa ou balada do que a exposição muito ampla e descontrolada.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 5

Latest Images



Latest Images